quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Concurso de Redação:

Tema: “Muito prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil.”

Redação escolhida (1º lugar)

A ALMA DE UMA SOCIEDADE


Temos em nossas mãos a mais importante das ferramentas políticas. Uma ferramenta que homens, mulheres, idosos e jovens, de todas as classes sociais, usa unida na construção do país. Algo de que podemos orgulhar inerente à nossa nação, que devemos nos lembrar quando dizemos “sou brasileiro!”: a democracia.

Ao redor do mundo, regimes autoritários, de certa forma, privam uma população inteira – exceto certos grupos que compartilham dos mesmos ideais desses regimes – de seus direitos. No Brasil, pelo contrário, os avanços em nome de nossa gente são constantes. O povo brasileiro, sofrido, batalhador e sonhador, merece muito que se lute por ele.

Mas no passado recente de nossa história, quando o país foi tomado pelos militares, o poder do povo foi roubado. Não era mais permitido se expressar. Ninguém podia dizer “b” se o governo dissesse “a”. A vontade do povo não valia nada.

Entretanto, os brasileiros não se curvaram diante da ditadura: lutaram, mantiveram-se firmes e recuperaram o poder da democracia. A busca pelos direitos e o exercício dos deveres são o cerne da democracia, e deve ser a alma de uma sociedade – a história da nossa gente comprova.

Observamos hoje, claramente, as obras magníficas que construímos com nossa “ferramenta” política, ao longo desses cento e vinte anos de República. Vemos na sociedade e em nós mesmos. Portanto, devemos nos orgulhar de sermos cidadãos dessa República chamada Brasil.

Leandro de Souza Martins, 3º A – Ensino Médio de 2009.

2 comentários:

  1. Leandro:
    Foi muito bom acompanhar e orientar vocês nesse concurso de Redação. Parabéns por ter conquistado o 1º lugar. Você é um excelente aluno, um excelente produtor de textos e tem um potencial maravilhoso. Seja feliz hoje e sempre. Que Deus ilumine o seu caminho.
    Carinhosamente,
    Professora Eliran N. de Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. E aí galera??? Tudo bem???
    Eu fui um dos alunos que participou concurso de redação, que para mim foi muito bom, pois pude aprendi muitas coisas. Como vocês podem ver minha redação não foi escolhida, mas não fiquei chateado, nem com o Leandro, nem com os professores que escolheram a redação dele. Pelo contrário, fiquei feliz de saber que a redação escolhida tinha tudo o que a proposta do concurso pedia. Agradeço muito a todos os professores que de forma direta ou indireta ajudaram e em especial professoras Eliran e Edinéia, nossas orientadoras.
    Ao Leandro: Parabéns pela redação foi muito legal trabalharmos juntos neste concurso, que você continue a produzir textos e transmitir a várias pessoas um pouco de tudo o que você sabe. Tudo de bom pra você, que você seja muito feliz. Fique com Deus. Falow!
    Falow galera!!! Fui...
    Carlos Henrqiue Ferreira da Silva - 3ºB - 2010

    ResponderExcluir